Quando falamos em dicas simples para fazer a maquiagem perfeita, muitas pessoas ficam com o receio de que serão apresentados truques super elaborados, difíceis de seguir e, geralmente, característicos de quem é maquiador profissional. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquila! A verdade é que construir uma make não é tão difícil quanto pode parecer.

A primeira coisa que você precisa desconstruir é o pensamento de que a maquiagem é como uma receita de bolo, na qual todos os passos precisam ser seguidos na mesma ordem e do mesmo jeito para alcançar um bom resultado. Afinal, assim como o conceito de beleza, a maquiagem depende do seu estilo ou personalidade e do que você gostaria de transmitir.

Sendo assim, não pense em se maquiar como algo técnico, difícil e impossível. Pelo contrário! Encare a maquiagem como algo divertido e que traz alegria e confiança! 

Dito isso, existem algumas dicas que podem ajudar você a dar os seus primeiros passos nesse universo tão maravilhoso.

Claro, você sempre pode se aperfeiçoar além da diversão e até mesmo fazer cursos de maquiagem para tornar uma profissional no ramo.

Cuide bem da sua pele

Não podemos negar que o acabamento de qualquer maquiagem fica muito mais bonito quando você já tem o hábito de cuidar da sua pele. Afinal, existem alguns fatores que podem atrapalhar a make, como o ressecamento da pele (o que faz com que a base e o corretivo fiquem craquelados), a textura da pele que pode ser difícil de cobrir, enfim.

Por isso, procure manter uma rotina de limpeza, hidratação e proteção solar não apenas para que o resultado da maquiagem fique mais belo, mas também como uma forma de cuidar de si mesma. Não se esqueça também de beber bastante água e, caso tenha interesse, se aventurar pelo universo dos cosméticos com séruns, máscaras faciais, essências e outros produtos!

Cuidado com o tom da base

Um erro bastante comum é escolher o tom inadequado de base. E se você tem dúvidas de como escolher o seu tom, acredite: você está acompanhada por milhões de mulheres ao redor do mundo! Afinal, não basta apenas escolher uma base da sua cor; é preciso também entender qual é o seu subtom.

Uma boa dica para isso é observar a coloração das suas veias. Caso elas sejam mais arroxeada ou azuladas (cores frias), isso significa que o seu subtom é frio e puxado para o rosa. Caso elas sejam esverdeadas (cor quente), você pode apostar em bases mais amareladas. 

A título de curiosidade, a maioria das pessoas no Brasil têm o subtom neutro puxado para o quente. Então, se você ainda tem dúvidas de como escolher a base certa, aposte em versões mais amareladas para não errar. 

Aposte em cores de sombra neutras

No caso das sombras, o ideal é que você invista em uma paleta com tons neutros, como marrom, rosa perolado, cinza e dourado. Afinal, essas cores costumam ser mais fáceis de trabalhar para quem busca dicas simples para fazer a maquiagem perfeita.

E não pense que você também não pode se aventurar pelo mundo das sombras coloridas. Na verdade, os tons neutros servem como um ponto de partida; algo para treinar as suas habilidades e ajudar você a se familiarizar com a maquiagem. 

Compre um delineador de gel ou em caneta

Existe um consenso entre os maquiadores de que o delineador em gel é muito mais fácil de trabalhar, principalmente para quem ainda é iniciante nesse universo. Isso porque ele é aplicado com o pincel chanfrado, caracterizado por ter uma pontinha mais fina que ajuda na hora de deixar o traço mais reto.

Além disso, a caneta também é muito mais fácil de ser utilizada do que o delineador líquido. Com a ponta fina e dura, você tem mais precisão para treinar o traço perfeito. 

Treine muito!

Por último, não podemos deixar de apresentar essa dica simples para fazer a maquiagem perfeita: treine muito e não tenha medo de errar. Por mais que se maquiar possa parecer difícil agora, com o tempo você verá que tudo depende da prática e que você vai aprimorar suas habilidades conforme testa novas técnicas.

Como mencionamos logo no começo deste artigo, a maquiagem deve ser algo prazeroso e não algo que você faz por obrigação. Então não tenha medo de assumir riscos e testar coisas diferentes. Boa sorte!

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *