Dia desses estava em uma reunião para falar sobre dois novos cursos que vou lançar em breve com um panorama mais atual sobre o mercado de luxo. Conversando com as pessoas que estavam presentes no momento, percebi que o mercado de luxo carrega em seu dna toda a diretriz de que é “preciso” vivenciar exclusivamente o universo da moda para entender as raízes desse segmento e seu conceito.

Desde que comecei a trabalhar nessa área, percebo que muito se confunde nesse sentido: como se mercado de luxo fosse somente a moda e moda de alto padrão fosse o luxo por si só. Não vou ignorar jamais o organograma vital que originou esse nicho e como a moda e a indústria têxtil foram as grandes responsáveis por estruturar a padronizar um mercado tão rico e tão cheio de possibilidades.

As principais marcas de luxo são e continuam sendo em sua maioria do ramo da moda. Porém, minha defesa de ideia sobre esse segmento vai muito além do que apenas identificar as empresas e produtos. O luxo passou a ser um universo subjetivo. Luxo, para você, pode ser andar em saltos altos de Christian Louboutin. Assim, como pode ser desfrutar de mais horas com a família ou degustar de um momento gastronômico.

Há muito tempo que o mercado de luxo abriu suas portas para criar o conceito de viver, experimentar, promover memória afetiva. Por isso que seria completamente injusto, nos dias de hoje, fixar que esse universo se limita somente à moda.

luxo

No Portal Terapia do Luxo vemos isso com frequência. Da mesma forma que contribuímos com o conteúdo da moda, das novidades, falamos sobre o prazer de ver um filme premiado ou do lançamento de uma sobremesa que é releitura de antigas receitas. Uma viagem ou até mesmo o empoderamento feminino como ferramenta para a autoaceitação. Arquitetura, urbanismo, náutica, história. Tudo englobado e equilibrado dentro de um mercado consolidado, porém resiliente a tantos anos de história.

O último ano veio para concretizar uma ideia muito presente em minha vida: que nosso mundo, independente da área, tem inúmeras possibilidades, inúmeras interpretações e a condição de abraçar novas ideias, novos conceitos e novas diretrizes. Livre-se de antigos padrões e permita-se descobrir o mercado do luxo também.

Leia mais: Veja como era a vida luxuosa de Michael Jackson (Rei do POP)

 

Conteúdo desenvolvido por Manu Berger

Sobre Manu Berger:

Manu Berger é especialista no mercado de luxo e atua como mentora de negócios, consultora empresarial, palestrante e nome referência para ministrar cursos, treinamentos e workshops na área. Ela também criou um serviço exclusivo para novos empreendedores que precisam desenvolver estratégias para conquistar o mercado, chamado Imersão de Negócios. Além disso, fundou o Portal Terapia do Luxo, que hoje é um dos veículos digitais mais renomados do setor, onde escreve semanalmente em sua coluna sobre o mercado de luxo. No Portal Administradores.com, também produz artigos sobre sua visão atual do mercado, para posicionamento de marcas. Ainda é autora de dois livros, um deles recém laçado e totalmente digital: “7 anos de luxo em 70 artigos”.

 

You May Also Like

Leave a Reply