Se você tem um evento de moda ou música, um festival ou ação nesses mercados e ainda não conta com os serviços de uma assessoria de imprensa, esse conteúdo será esclarecedor para você!

Também pode ajudar quem quer saber mais sobre o assunto, quem atua no segmento ou quem pretende atuar. Além das pessoas que já trabalham com assessoria de imprensa, mas não andam tendo resultados.

Ou seja, esse conteúdo serve para os crédulos e para os desacreditados da eficiência de uma agência de comunicação.

Caso você alguma vez na vida já tenha se perguntado: “vale a pena investir em assessoria de imprensa?”, eis a resposta… Depende!

O grau de maturidade de uma empresa e de seus gestores, os objetivos da marca e a cultura da organização são essenciais para definir se sim ou não.

Como definir isso? Qual o momento ideal para procurar uma assessoria de imprensa?

Não adianta recorrer à assessoria de imprensa por ego – querer aparecer na televisão, por exemplo – ou quando é tarde demais e a empresa vê a assessoria como último recurso de salvação para aparentar algo que já não condiz com a realidade.

O momento ideal para contratar os serviços de uma assessoria não é específico, mas precisa estar alinhado às ambições da marca, seja o de criar um canal de comunicação com o público-alvo, se posicionar, expandir os negócios, fortalecer a imagem, agregar operações e trabalhar o marketing de influência. Ou seja, é preciso planejamento e organização por parte da empresa interessada.

Contratar por contratar, sem o entendimento prévio do que a assessoria de imprensa faz e como ela pode ajudar terá como resultado a frustração e um sonoro: “não funciona!”

A exemplo de outros serviços, a empresa contratante só poderá demandar da assessoria competências que dizem respeito ao seu trabalho. Ela pode atuar em um momento de crise, minorando suas implicações. Mas, dificilmente, por si só, será capaz de restabelecer a saúde financeira de uma empresa que desfez sua equipe comercial ou não conta com uma força de vendas. É preciso coerência.

No entanto, ter contato com profissionais especialistas ao seu lado, alguém que pensa estrategicamente na comunicação faz toda a diferença!

Como escolher a assessoria certa?

Só de saber que você terá que compartilhar informações – inclusive confidenciais – com a assessoria de imprensa mostra o quão sensível e bem pensada deve ser essa escolha.

Mas, temos acesso à várias opções diferentes e recomendações. Qual seria então a melhor forma de identificar que você está lidando com profissionais qualificados, de confiança e que de fato atuam da forma desejada?

Para começar, busque por profissionais atentos às mudanças estratégicas de mercado! A assessoria de imprensa mudou muito com as inovações digitais e o meio de influência. Hoje, as pessoas passam 24h ligadas ao celular, mas nem 5h assistindo tv.

Pensando nisso, separamos algumas para te ajudar nessa escolha! São essas:

  • Contrate uma assessoria com base nos trabalhos executados, no portfólio da empresa ou de seus gestores;
  • Busque referências de clientes ou até depoimentos de funcionários sobre como é trabalhar naquela agência;
  • Faça perguntas e, como consumidor, avalie se há transparência, realismo e franqueza nas respostas;
  • Busque por pessoas autênticas. Essa identificação é determinante para selar o comprometimento de parceria duradoura entre a assessoria de imprensa e a sua empresa;
  • Esteja ciente que uma assessoria de imprensa eficiente estará apta a promover a comunicação e a criar conteúdo seja qual for o ramo de atuação do cliente. As agências qualificadas recorrem a programas de mailing atualizados com frequência e competência não deve nunca ser restrita a um tema.

Procure empresas especializadas no seu nicho: há assessorias focadas em empresas de varejo, moda, automotivo. Para cada nicho um perfil de assessoria. Não adianta contratar uma assesoria focada em moda, para fazer o lançamento de curso de pães de fermentação natural.

Gostou das dicas?

 

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *